Polícia Ambiental de Cianorte prende pescadores de Dourado no Rio Ivaí

A Policia Ambiental de Cianorte prendeu dois pescadores, no Rio Ivaí, pescando em lugar proibido e pegando “Dourado”, peixe de espécie proibida. Os pescadores receberam voz de prisão e  foram encaminhados a Delegacia de Cidade Gaúcha e terão ainda de pagar uma multa de R$ 1400,00 .

CIMG1223[1]

A prisão ocorreu na tarde de sábado,(24),  por volta das 14h00,   após uma denuncia anônima, informando que na localidade conhecida como “Corredeira do Ferro”, na região de Guaporema, havia três embarcações pescando peixes da espécie Dourado no interior da  corredeira, peixe este que se encontra proibido sua captura nos rios de domínio do estado do Paraná, em virtude de estar ameaçado de extinção.

Os policiais ambientais de Cianorte, juntamente com técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), deslocaram até o local e chegando, observaram que uma das embarcações atracou na margem  esquerda do rio, quando foi abordada pela equipe.

No interior do barco, foi  encontrado um peixe de 5kg da espécie Dourado, motivo pelo qual foi dado voz de prisão aos  dois pescadores moradores da Cidade de Guaporema. Eles  foram autuados em flagrante por estarem pescando em local proibido, ou seja, no interior de corredeira e também por pescar  espécies proibidas por lei, conforme preconiza a portaria nº 211/12 –  IAP.

Os pescadores foram encaminhados a Delegacia de Policia de Cidade Gaucha onde foram autuados em flagrante,  e a embarcação, motor de popa e equipamentos de pescas, foram apreendidos pelo IAP – Cianorte, sendo também lavrada uma multa no valor R$ 1.400,00 por pescador.

A Polícia Militar Ambiental esclarece que a pesca com uso de petrechos proibidos, locais proibido, tais como corredeiras, desembocadura de rios, a menos de mil metros a jusante e montante de usinas hidrelétricas, espécies que devam ser preservadas tais como o Dourado, Piracanjuva, Jaú, Jurupoca, Jurupesém, é crime tipificado no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998, cuja pena é de 01(um) á 03(três) anos de detenção.

Qualquer dúvida ou denúncia referente ao assunto a Polícia Militar Ambiental está à disposição para sanar qualquer dúvida através do telefone 44-3624-7630 (Umuarama), 44- 3585-1175, (Porto Camargo) e 44-36373439 (Cianorte).

O Site noti-cia.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Comentários via Facebook

comentários

Um comentário de Polícia Ambiental de Cianorte prende pescadores de Dourado no Rio Ivaí

  1. emerson disse:

    A que ponto o ser humano chegou com suas leis abusivas. Falar onde ou não alguem pode pescar e o que pegar é realmente um absurdo,policiais de banco de faculdade tratando pescadores e caçadores como bandidos,nem assassinos de pessoas são tratados igual aos pescadores hj em dia. Uma coisa tão tradicional e bonita passada de pai pra filho se tornando um crime por pessoas sem noção fora do real.
    Tá errada essa lei,completamente errada,caça e pesca não são crime nunca foi é apenas o ser humano que esqueceu da vida simples e do bom costume das familias tradicionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 × seis =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Desenvolvido por IHelp Web - Websites e Informática | Repórter Oliveira Júnior | Noti-Cia